• LinkedIn Social Icon

©2019 by Sonamet

Projecto Dalia Fase 3 concedido ao estaleiro da Sonamet

15 de Maio de 2019

Temos o orgulho de anunciar a recente concessão de um novo contrato pela AKER Solutions e TOTAL E&P Angola para a fabricação de alguns equipamentos do projecto Dalia Fase 3. O escopo da Sonamet para o Dalia Fase 3 é composto de um colector (manifold) de 6 ranhuras (slots), fundação associada feita de pilha de sucção, armação de nivelamento e 4 Terminais de Umbilicais Submarinos (SUT) com os seustapetes de lama ( mudmat).

O início das atividades de fabricação está previsto para o segundo trimestre de 2019 e deverão terminar no quarto trimestre de 2020, para garantir a instalação offshore e posteriomente a produção no início de 2021.
 

As boas conquistas do Kaombo SPS com a AKER Solutions e TOTAL E&P Angola são, sem dúvida, uma das chaves para esta concessão a Sonamet. Este projecto será executado através da implementação da experiência adquirida no projecto Kaombo SPS, promovendo simultaneamente as sinergias entre os restantes Jumpers de produção a serem fabricados para o Kaombo SPS, Dalia fase 3 e Zinia fase 2. Todos estes projectos fazem parte do portfólio TOTAL E&P Angola Projecto Brownfield (PBF) com o objetivo de melhorar a produção nos diferentes blocos operados pela TOTAL E&P Angola.

 

O metal de fabricação está sendo entregue no estaleiro a medida em que a equipe de engenharia do estaleiro realiza workshops com as equipes da AKER Solutions e TOTAL E&P Angola para implementar lições aprendidas em projectos anteriores (essencialmente Kaombo SPS e CLOV), compartilhando experiência, promovendo abordagem colaborativa e preparando o projecto de fabricação para o início da produção de forma mais segura e eficiente.

 

Antecipação, Comunicação e Transparência são o cerne do sucesso pelo qual todos nós, nos esforçamos para alcançar.

Cerimônia do primeiro corte projecto Zinia

25 de Fevereiro de 2019

Uma semana após a visita do PBF TOTAL e a Direcção da Subsea 7 no estaleiro da Sonamet , foi realizado com segurança o primeiro corte nos LBLs do Zinia Phase 2 no dia 22 de Fevereiro de 2019.

 

O comportamento sinérgico encorajador demonstrado até o momento no projeto entre as equipes da Total, Subsea7 e Sonamet resultou na obtenção deste primeiro marco de fabricação antecipação do calendário previsto. Foi uma oportunidade para o consórcio Subsea7 / Sonamet enfatizar que Antecipação leva a Segurança ao passo que  Antecipação também leva a Desempenho. Portanto, não há diferença entre segurança e desempenho.

Sonamet recebe nova certificação ISO 14001: 2015 pelo reconhecimento de compromisso ambiental

15 de Fevereiro de 2019

Ano após ano, como resultado do constante esforço e dedicação de todos os trabalhadores do estaleiro em relação à proteção do meio ambiente, a Sonamet mantém sua certificação ambiental ISO 14001 desde 2016. Como resultado desta melhoria contínua, a Sonamet recebeu recentemente a Certificação ISO 14001:2015.

 

Estamos orgulhosamente mantendo todos os esforços necessários para a melhoria contínua do nosso desempenho ambiental através da promoção da consciência ambiental dentro e fora da Sonamet. Um exemplo de acções implementadas é o Programa CARE que foi introduzido pelo departamento do ambiente na Sonamet com o objetivo de aumentar a conscientização sobre questões ambientais entre os funcionários da Sonamet. Este programa encoraja a todos, através de ações simples, a se comprometer com a melhor postura, mostrando iniciativas de maneira respeitosa na proteção do meio ambiente para o bem-estar de todos.

Nova certificação ISO 9001: 2015 como reconhecimento do compromisso da Sonamet com a qualidade

24 de Janeiro de 2019

Temos o orgulho de anunciar que no dia 12 de Setembro de 2018 a Sonamet recebeu a certificação ISO 9001: 2015. Este é o resultado da melhoria contínua da qualidade na Sonamet desde 1998, onde a qualidade foi indicada como um dos nossos principais objectivos corporativos.

A nova certificação ISO 9001: 2015 surge depois da implementação do nosso Sistema de Gestão da Qualidade em 2008, tendo sido certificada ISO 9001: 2008 naquela altura.

A nova certificação reflecte o compromisso da Sonamet com a qualidade e o nosso desejo em estar sempre no mais alto nível da qualidade.

Uma segunda bóia a ser descartada para a Chevron

10 de Novembro de 2018

Na sequência do bom desempenho da Sonamet na Bóia Kuito, nos foi outorgada outra bóia para descartar pela Chevron que chegou ao nosso estaleiro no dia 10 de Novembro de 2018.

 

O desmantelamento de estruturas é novo em Angola e a Sonamet orgulha-se de beneficiar da confiança dos seus clientes históricos para demonstrar capacidades adicionais que envolvem a conformidade total da Sonamet com as normas ISO 9001 e ISO 14001.

Descarte da bóia KUITO - levantamento de 400mT realizado com segurança na Sonamet

16 de Agosto de 2018

No dia 16 de Agosto de 2018, depois de mais de 3 anos sem levantamentos semelhantes, a Sonamet demonstrou que as maiores capacidades de levantamento e toda a seriedade construída ao longo dos 20 anos de existência ainda estão presentes no DNA da Sonamet e prontas a serem reativadas quando accionadas.

 

De facto, a Bóia Kuito que estava em serviço desde 2001 no Bloco 0 e que já não era necessária para a produção neste bloco foi rebocada para o estaleiro da Sonamet para ser armazenada até que seja tomada uma nova decisão. Desde a chegada da bóia, a Sonamet realizou inspeções completas para confirmar sua integridade e possiblidade de levantamento.

 

A operação de levantmento geral foi conduzida com segurança por uma equipe altamente experiente que teve este levantamento como a continuidade das mais de 50 operações de levantamento realizadas na Mafumeira Sul, onde 2 levantamentos acima de 1.750 mT foram profissionalmente executados.

A Sonamet comemora o seu vigésimo aniversário

04 de Agosto de 2018

No dia 4 de agosto de 2018 a Sonamet comemorou o seu 20º aniversário. 20 anos de existência no estaleiro do Lobito, que começou com a fabricação de duas Jaquetas & Decks para a Chevron em 1998. Desde então, a Sonamet consolidou com a Chevron, Total, Exxon, BP, ENI e 28 distintos contratantes uma experiência significativa de fabricação na indústria de Petróleo & Gás. Uma experiência baseada na construção de todas as estruturas presentes na indústria de Petróleo & Gás. Entretanto, essa experiência não seria consolidada sem investir e acreditar nos VALORES e PESSOAS.

 

Estamos extremamente orgulhosos em celebrar o nosso 20º aniversário com 25 dos nossos atuais funcionários que estavam presentes no primeiro corte de aço em Agosto de 1998 e ainda acreditam que a Sonamet é muito mais do que apenas uma empresa, é uma oportunidade.

Fundação do BLOCO 1506 entregue com segurança

31 de Julho de 2018

Fundações do Bloco 1506 concluídas, tiveram início em julho de 2017 e concluídas em março de 2018, foram carregadas e entregues com segurança no dia 29 de julho de 2018 após um período de armazenamento de 5 meses no estaleiro do Sonamet.

 

Concluída de forma exemplar, a Fabricação e o Carregamento foram executados sem qualquer incidente e sem nenhum Relatório de Não Conformidade (NCR) durante todo o projecto. Uma conquista baseada no compromisso primordial da Sonamet com a Higiene, Saúde, Ambiente, Qualidade e a expectativa do cliente em todos os momentos.

 

A Âncora de Sucção foi instalada no dia 15 de Agosto de 2018; igualmente sem nenhum problema.

A TOTAL outorgou ao consórcio Subsea7 / Sonamet o pacote SURF do ZINIA

28 de Junho de 2018

Estamos orgulhosos de anunciar a recente adjudicação de um novo contrato pela TOTAL E&P Angola para a fabricação do pacote SURF do ZINIA Fase 2, composto por FLETs, ILTs, várias estruturas e Double Joints + Pipe in Pipe para uma tonelagem de aproximadamente 8.000 mT.

 

O projeto será executado em associação com a Subsea7, as atividades de fabricação estão previstas para começar no segundo trimestre de 2019 e terminar no terceiro trimestre de 2020.

 

A TOTAL é a principal cliente da Sonamet desde 2015, com o início do Kaombo SPS e com esta nova adjudicação, a TOTAL continuará sendo a nossa principal cliente até pelo menos ao final de 2019.

https://www.offshoreenergytoday.com/subsea-7-lands-total-job-offshore-angola/

Visita de Especialistas Internacionais da Malária na Sonamet

21 de Junho de 2018

Em nosso compromisso permanente de lutar ativamente contra a malária em Angola e continuando com todos os esforços e medidas iniciados desde 2003, Pierre Carnevale (especialista mundial em malária trabalhando formalmente para a OMS e IRD) e Patrick Besnard (médico Subsea7 trabalhando ativamente e publicando sobre a malária especialmente em África Ocidental) visitou Sonamet e encontrou-se com as autoridades angolanas para perseguir o apoio activo da Sonamet à luta contra a malária na região de Benguela.

Foi também uma ocasião para reforçar a consciencialização do pessoal e dos clientes da Sonamet em torno da malária, mas também informar sobre as acções sociais da Sonamet com as comunidades da região de Benguela em Angola.

Prêmios de Segurança da Sonamet Anunciados

12 de Junho de 2018

Foram anunciados os Prêmios de Segurança da Sonamet referente ao mês de Maio de 2018 em reconhecimento da contribuição excepcional dos empregados em suas áreas. Os vencedores receberão um certificado e um presente patrocinado pela Total e Aker

Celebração do Dia do Meio Ambiente na Sonamet

06 de Junho de 2018

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Sonamet organizou duas actividades: uma sessão de formação das Brigadas de Proteção Ambiental e uma campanha de plantação de árvores.

A sessão de formação foi dada a um grupo de 20 estudantes universitários da cidade do Lobito. A referida sessão teve lugar no auditório da sede da Sonamet nos dias 4 e 5 de Junho, com duração de 5 horas.

Um total de 40 árvores foram plantadas em diferentes locais do estaleiro, como continuidade do Plano de Florestamento da Sonamet.

TODOS CONTRA MALARIA Durante A SEMANA STOP MALARIA

10 de Março de 2018

A Sonamet organizou a SEMANA STOP MALARIA, com o patrocínio da TOTAL Kaombo SPS. Após uma semana inteira de comunicação em torno da malária (seus sintomas, medidas preventivas e apresentação de mosquitos), a semana terminou com um evento de meio dia no Sábado, 10 de Março com a participação de mais de 300 pessoas.

 

O evento de sábado começou com uma caminhada no centro da cidade do Lobito e teve continuidade no interior do restaurante da Sonamet, onde as crianças e os adultos acompanharm tópicos  em torno da malária através de filmes, contos, concurso de desenho e um questionário. Todos os participantes receberam mosquiteiros, as crianças também receberam mochila escolar e estojo de desenho completo, foram outorgados pela Direcção da Sonamet prêmios especiais aos vencedores dos concursos.​

Fabricação do CCF Bloco 15/06

2 de  Março de 2018

Temos o prazer de anunciar a conclusão da Âncora de Sucção de 120mT fabricada para TechnipFMC e ENI com segurança e dentro do prazo previsto. As atividades de fabricação tiveram início a 26 de Julho de 2017 com a laminação das chapas para a cobertura de Âncoras de Sucção e foram concluídas a 2 de Março de 2018 com a transferência da estrutura concluída para o armazenamento. Embora a Sonamet tenha uma experiência de entrega de mais de 250 Âncoras de Sucção desde 2001, ficamos sempre orgulhosos quando um projeto é concluído:
 
- Com 100% de Grandes Dias de Segurança => 0 LTI, 0 Incidentes ou 0 Alto Potencial de Quase Perdas;
- De acordo com o marco contratual, independentemente dos impactos externos que ocorreram durante a vida do projecto;
- Em conformidade com as expectativas dos nossos clientes em termos de qualidade e segurança.
 
Gostaríamos de parabenizar a todos que contribuíram positivamente para o sucesso do projecto na Sonamet, TechnipFMC e ENI mas também aos nossos principais subcontratados Prezioso e Oceaneering. É outra conquista bem-sucedida para a Sonamet e estamos ansiosos para novas colaborações com a TechnipFMC e a ENI.